Entrevistas

Notícia boa também é notícia com Rosa Alegria, Mestre em Estudos do Futuro

Claudia Reis entrevistou Rosa Alegria, ‎Consultora, Pesquisadora e Palestrante sobre Inovação e Futuro.

N.M: Em um dos seus artigos, a senhora fala sobre a evolução da “mídia das soluções”. Qual o papel dessa nova mídia?

Rosa Alegria: Vivemos numa era pautada pela mídia, que em sua essência traz a negatividade preponderante, sem preocupação com o equilíbrio entre problemas e soluções. Uma sociedade só se move na direção da mudança quando recebe estímulos positivos, isso já é comprovado pelas teorias sociais. Onde existe violência, existe acolhimento, onde existe guerra, existe também alguem promovendo a paz, onde existe ódio, também existe o amor. O problema é que vemos muito mais sombras que luzes naquilo que se noticia. Mais problemas que soluções. Tenho incentivado a imprensa, através dos meus cursos e palestras, a se pautarem por essa luz, que ilumina os caminhos de quem quer contribuir para a construção de um mundo melhor.

NM: Como a mídia pode construir uma cultura de paz?

rosa alegria

Rosa Alegria: Acredito que através do seu poder de aglutinar imagens e mensagens construtivas, aquelas que fazem germinar a esperança em cada leitor, em cada ser humano. Uma cultura de paz é regada pela esperança. Não se trata de mascarar a realidade, nem de pintar de cor-de-rosa aquilo que não está bem, mas perante todas as ameaças que hoje vivemos não existe outro caminho senão o da mobilização política e social para fazer cada cidadão e cada cidadã criar saídas criativas. Com essa mídia que temos, que apresenta um turbilhão de tragédias e quase nada de soluções é quase impossível ver luz no fim do túnel e criar uma cultura de paz.

NM: Segundo a senhora, o futuro ainda não é notícia relevante em nenhum segmento de mídia. Quando o futuro será notícia?

Rosa Alegria: Felizmente tenho visto crescimento de conteúdos pautados no futuro, isso nos últimos cino anos. Acredito que o próprio anseio de sobrevivência da sociedade tem criado essa demanda. Quanto mais incerteza temos com a velocidade das mudanças, mais curiosidade sobre o que virá adiante nos assola. Mas ainda é pouco. Precisamos mudar os filtros daquilo que é notícia: do que foi para o que será ou poderá ser. Mostrar o horizonte de possibilidade diante de nós será necessário para podermos criar coisas novas.

NM: Fale de Rosa Alegria

Rosa Alegria por Rosa Alegria: uma alquimista de sonhos, que adora fazer as pessoas sonharem com o que desejam ver acontecer e acreditarem que mudar é bom e que a mudança pode trazer muitas oportunidades, sem medos, com coragem!

Próximos cursos e eventos

28 e 29 de agosto – Workshop Prospectiva Estratégica – O futuro em ação – Jardim Botânico – Rio de Janeiro


 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s