Entrevista com Ana Fontes após o lançamento da Rede Mulher Empreendedora (já publicado em Executivas e Chiques)

Claudia Reis, jornalista, assessora de imprensa e parceira do Executivas & Chiques, fez essa entrevista com Ana Fontes, que é publicitária com pós-graduação em marketing e várias outras especializações. Ana é casada e mãe de duas filhas. Durante mais 20 de anos trabalhou no mundo corporativo em grandes multinacionais. Há dois anos tornou-se emprendedora, sócia da AG4 Global Services detentora do ElogieAki http://www.elogieaki.com.br/ o primeiro portal de elogios do Brasil e do Rede Mulher Empreendedora www.redemulherempreendedora.com.br .

O que é a Rede Mulher Empreendedora?

É uma plataforma de serviços que tem como objetivo unir e apoiar as mulheres empreendedoras de todo país no desenvolvimento do seu negócio.

Fale sobre a Rede Social

A exemplo de muitas outras redes sociais existentes, a Rede Mulher Empreendedora www.redemulherempreendedora.com.br prioriza a integração, o conhecimento e a troca de informações entre as mulheres empreendedoras de todo Brasil. As participantes se cadastram, publicam um perfil do seu negócio, acessam dicas, notícias importantes, participam de fóruns de discussões.

E o Espaço Colaborativo?

Utilizando um misto do modelo de CoWorking e Incubadoras,  é um espaço de trabalho com toda infraestrutura de um escritório como acesso a internet, estações de trabalho, auditório, salas de reuniões, terraço de convivência, sala de café e almoço. Além disto, conta ainda com ferramentas de apoio ao negócio da mulher como uma rede de fornecedores e serviços, além de uma seleção de negócios com ramos diferentes para proporcionar o apoio mútuo.

Quais  os desafios que a mulher encontra na hora de abrir seu próprio negócio?

As mulheres, ao decidir abrir um negócio, conhecem bem o assunto do negócio ou seja a parte técnica, e aí surgem as dificuldades nas áreas administrativa, financeira e comercial e de comunicação que são os maiores para as mulheres empreendedoras. Hoje existem cursos de capacitação mas ainda não conseguem atender à demanda pelo volume crescente de empreendedoras.

A burocracia e os impostos é claro que também são entraves aos pequenos negócios, haja vista que as pequenas empresas arcam com a mesma carga tributária das grandes corporações.

É importante saber que ser  empreendedora tem uma grande vantagem da flexibilidade de horário, mas certamente você trabalhará mais do que em grandes corporações.

E as expectativas?

O Brasil está num ritmo de crescimento muito bom, a economia vai bem, o consumo em alta e isto é claro, é um ambiente propício para surgimento de negócios de oportunidades e também paro o desenvolvimento de negócios existentes.

Quais  as dicas  e sugestões na hora de investir?

Se você vai abrir um negócio, pesquise bastante na internet é claro, mas também pesquise fisicamente, vá gastar sola de sapato e conhecer alguém que já tem o negócio, não se preocupe em não contar a idéia, o mais importante é entender claramente o objetivo do negócio que você quer abrir. Faça contas, fale com possíveis clientes, troque idéias com amigos e familiares, certamente você estará melhor preparada depois destas rodadas de conversa.

O Brasil tem mais de 7 millões de mulheres empreendedoras. Necessidade ou oportunidade?

Hoje a grande maioria é por necessidade para complementar a renda do companheiro ou para sustentar mesmo a família. Porém os negócios com maior chance de sucesso são aqueles que aproveitam uma oportunidade atendendo uma necessidade do mercado e estes também estão crescendo.

Agradecemos muito à Ana Fontes e à Cláudia Reis por partillhar essa conversa com Executivas & Chiques.

Anúncios

Sobre Maria do Carmo Marini

Sou otimista e alegre e acredito que o mundo tem potenciais inexplorados e fascinantes a serem descobertos. Tenho um filho maravilhoso e dois netos inteligentes e lindos. Consider ao família – irmãos e irmãs – meu porto seguro. Sou curiosa e apaixonada pela vida, tenho interesse em aprender sempre, adoro gente inteligente e elegante. Amo viagens, livros, uísque, comidas, vinhos, moda e cinema. Estou sempre disposta a encontrar os amigos e compartilhar experiências e conhecimentos. Trabalho com desenvolvimento de pessoas, sou Consultora de Carreira e Coach, engenheira de formação com especialização em comunicação corporativa, coaching pessoal e profissional e pós graduação em Consultoria de Carreira.
Esse post foi publicado em Empreendedorismo femininno. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Entrevista com Ana Fontes após o lançamento da Rede Mulher Empreendedora (já publicado em Executivas e Chiques)

  1. ACHEI SUPER INTERESSANTE GOSTARIA DE SABER COMO PARTICIPAR,MINHA AREA E BELEZAE COMERCIALIZACAO DE COSMESTICOS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s