Claudia Reis, jornalista, assessora de imprensa e parceira do Executivas & Chiques, fez essa entrevista com Ana Fontes, que é publicitária com pós-graduação em marketing e várias outras especializações. Ana é casada e mãe de duas filhas. Durante mais 20 de anos trabalhou no mundo corporativo em grandes multinacionais. Há dois anos tornou-se emprendedora, sócia da AG4 Global Services detentora do ElogieAki http://www.elogieaki.com.br/ o primeiro portal de elogios do Brasil e do Rede Mulher Empreendedora www.redemulherempreendedora.com.br .
O que é a Rede Mulher Empreendedora?
É uma plataforma de serviços que tem como objetivo unir e apoiar as mulheres empreendedoras de todo país no desenvolvimento do seu negócio.
Fale sobre a Rede Social
A exemplo de muitas outras redes sociais existentes, a Rede Mulher Empreendedora www.redemulherempreendedora.com.br prioriza a integração, o conhecimento e a troca de informações entre as mulheres empreendedoras de todo Brasil. As participantes se cadastram, publicam um perfil do seu negócio, acessam dicas, notícias importantes, participam de fóruns de discussões.
E o Espaço Colaborativo?
Utilizando um misto do modelo de CoWorking e Incubadoras, é um espaço de trabalho com toda infraestrutura de um escritório como acesso a internet, estações de trabalho, auditório, salas de reuniões, terraço de convivência, sala de café e almoço. Além disto, conta ainda com ferramentas de apoio ao negócio da mulher como uma rede de fornecedores e serviços, além de uma seleção de negócios com ramos diferentes para proporcionar o apoio mútuo.
Quais os desafios que a mulher encontra na hora de abrir seu próprio negócio?
As mulheres, ao decidir abrir um negócio, conhecem bem o assunto do negócio ou seja a parte técnica, e aí surgem as dificuldades nas áreas administrativa, financeira e comercial e de comunicação que são os maiores para as mulheres empreendedoras. Hoje existem cursos de capacitação mas ainda não conseguem atender à demanda pelo volume crescente de empreendedoras.
A burocracia e os impostos é claro que também são entraves aos pequenos negócios, haja vista que as pequenas empresas arcam com a mesma carga tributária das grandes corporações.
É importante saber que ser empreendedora tem uma grande vantagem da flexibilidade de horário, mas certamente você trabalhará mais do que em grandes corporações.
E as expectativas?
O Brasil está num ritmo de crescimento muito bom, a economia vai bem, o consumo em alta e isto é claro, é um ambiente propício para surgimento de negócios de oportunidades e também paro o desenvolvimento de negócios existentes.
Quais as dicas e sugestões na hora de investir?
Se você vai abrir um negócio, pesquise bastante na internet é claro, mas também pesquise fisicamente, vá gastar sola de sapato e conhecer alguém que já tem o negócio, não se preocupe em não contar a idéia, o mais importante é entender claramente o objetivo do negócio que você quer abrir. Faça contas, fale com possíveis clientes, troque idéias com amigos e familiares, certamente você estará melhor preparada depois destas rodadas de conversa.
O Brasil tem mais de 7 millões de mulheres empreendedoras. Necessidade ou oportunidade?
Hoje a grande maioria é por necessidade para complementar a renda do companheiro ou para sustentar mesmo a família. Porém os negócios com maior chance de sucesso são aqueles que aproveitam uma oportunidade atendendo uma necessidade do mercado e estes também estão crescendo.
Agradecemos muito à Ana Fontes e à Cláudia Reis por partillhar essa conversa com Executivas & Chiques.
ACHEI SUPER INTERESSANTE GOSTARIA DE SABER COMO PARTICIPAR,MINHA AREA E BELEZAE COMERCIALIZACAO DE COSMESTICOS.
Olá, Maria Estela, teremos muto prazer em convidá-la num próximo evento para que você vaja como funciona. Seu email é esse mesmo? Se quiser um contato mais restrito, envie seus dados para carmo@executivasechiques.com. Obrigada. Abraços