Empreendedorismo femininno

Empreendedorismo maduro: aposentadoria pode ser sinônimo de oportunidade

n

Sair do mercado de trabalho não significa necessariamente chegar ao fim da carreira. Ao contrário: trata-se de um momento favorável para colocar os planos do negócio próprio em prática. A segurança, a experiência e o networking adquirido ao longo dos anos, na vida e no mercado, são características que beneficiam os aposentados que querem empreender. Romulo Tevah, sócio-fundador da Bonsai Consultoria, salienta que os empreendedores da terceira idade são menos impulsivos na tomada de decisões, e geralmente escolhem o segmento em que atuarão focando mais no prazer em executar aquela atividade do que no retorno financeiro, uma vez que já possuem outra fonte de renda.

Não há um nicho específico indicado para investimento apenas porque a pessoa está aposentada, uma vez que a escolha da área para apostar deve estar relacionada com o perfil do empreendedor. Porém, é importante ter conhecimento sobre o produto ou serviço que a empresa pretende oferecer, entender o ritmo de trabalho que o negócio irá demandar e estar disposto cumpri-lo, compreender os custos envolvidos e o risco do negócio. Uma dica é tentar um negócio em setores onde o empreendedor já tenha experiência, seja na vida profissional ou como um passatempo. “Se envolver em áreas desconhecidas e que não fazem parte da rotina da pessoa é mais arriscado”, alerta Tevah. Para Fabiano Nagamatsu, consultor do Sebrae de São Paulo, a área de serviços pode ser uma boa alternativa, justamente pela quantidade de contatos adquiridos ao longo dos anos.

Tevah lembra que a terceira idade corresponde a uma fatia significativa de pessoas e de renda no país. “Quando esse grupo decide por não se manter inativo, temos um aumento importante na circulação da economia, da geração de empregos e na melhoria da qualidade de vida”, explica o consultor. “Trata-se de uma questão social de sustentabilidade”, salienta Nagamatsu.

Confira as dicas dos consultores:  images (1)

Entenda a energia, o tempo e o recurso que o novo negócio irá demandar. Lembre-se que empreender é um ato que necessita esforço e dedicação.

Analise suas competências e se é necessário se capacitar para abrir a empresa no ramo que deseja. Avalie se realmente entende do negócio em questão.

É muito importante fazer o plano de negócios, estruturar toda parte operacional, financeira e mercadológica. Estar disposto a lidar com as burocracias é necessário.

Não tenha a aposentadoria como “mantenedora” do empreendimento. Se for preciso injetar algum dinheiro na empresa, essa operação deve ser feita de forma planejada e com retorno previsto.

Verifique se o que está projetando está sendo realizado. Para isso é indicado acompanhar de perto o negócio.

Tenha cuidado para não correr riscos desnecessários ao fazer contratos informais.

Esteja sempre acompanhando o mercado, por mais experiência e network  que tenha. Fazer pesquisas e  buscar atualizações é muito importante!

 

Site MSN
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: