Economia criativa, Plataformas

Crise – Os bons se tornam melhores

crise 1Existem vários processos metalúrgicos para produzir peças metálicas. Pode-se produzir peças por Desbaste, Estampagem, Fundição, porém quero comentar sobre Forjamento, o processo que produz peças muito mais resistentes. A diferença é que neste caso o metal é aquecido e submetido a impactos fortíssimos que acabam por mudar a estrutura molecular, tornando a peça muito mais resistente do que os processos anteriores. Para que os não metalurgistas entendam basta dizer que as espadas dos cavaleiros medievais e dos samurais eram forjadas.

A analogia que estou apresentando não é nada nova, é bastante comum o uso de expressões que usam o conceito do forjamento para significar pessoas muito fortes e resistentes, que venceram dificuldades, que sobreviveram onde muitos falharam.imagescrise 2

Assim, fica fácil entender o que o título deste texto quer dizer. As dificuldades a que empresas e empresários são submetidos ao enfrentarem uma crise de qualquer espécie derrubam os mais fracos mas fortalecem ainda mais os fortes.

Vejamos algumas situações que ocorrem nas crises e como os fortes as enfrentam e vencem:

        SITUAÇÃO CRÍTICA       SOLUÇÕES QUE FORTALECEM O EMPRESÁRIO
Falta dinheiro para pagar os compromissos: fornecedores, aluguel, salários, etc ·Buscar recursos em instituições financeiras,dando como garantia bens pessoais

·Humildade para pedir ajuda aos credores

·Encontrar soluções novas com criatividade

Queda das vendas pela retração do mercado ·Acreditar, ter energia para oferecer seu produto/ serviço. Buscar novos mercados, novos clientes.

·Criatividade para alterar propostas mudando preços, prazos, montando kits, fazendo promoções.

·Inovar o produto e/ou formas de fornecimento

·Liderança para motivar seu pessoal na busca incessante de vendas.

Pessimismo, derrotismo de sócios e da equipe ·Abrir o jogo com a equipe demonstrando confiança em superar os problemas. Lembrar do técnico de futebol que disse: ”se cada um der 10% a mais teremos 12 jogadores”

·Buscar o ânimo no fundo de si mesmo, festejar pequenas vitórias, lembrar casos de sucesso

·Projetar cenários favoráveis e estimular todos a pensar “como” chegar lá.

·Dar o exemplo com postura serena e confiante.

Outras ações importantes:

· Promover o gosto pelo Ky-Zen (pequenas ideias que somadas têm resultado significativo)

· Buscar exemplos de outros segmentos de negócio que superaram crises

· Fazer “benchmarking” – comparações com concorrentes ou com sua própria empresa em outros tempos.

· Criar um grito de guerra, um lema, um “slogan” que incendeie o pessoal e repetir todo dia. (lembra do He-Man? Ele dizia: “eu tenho a força” e … transformava-se num herói)

Fechando a analogia com o forjamento, quero sugerir simbolicamente que, com as pancadas do ferreiro, o metal incorpora a força transmitida, o fogo em que o material é submetido o purifica, o tilintar do metal soa como os gritos de guerra dos valentes e as fagulhas/faíscas produzidas pelo processo servem como uma advertência para que a espada seja respeitada pelos inimigos.

crise 3Ao longo da carreira tivemos oportunidade de participar e sobreviver a situações críticas de empresas e as soluções acima foram aplicadas com muito sucesso. Vencemos inundações, crises econômicas, entrada de concorrentes no mercado, greves, mudanças de legislação e continuamos no mercado. Mãos à obra!

Celso Estrella é diretor da CriaCorp -Desenvolvimento Empresarial, com experiência de 30 anos como executivo de grandes multinacionais aliada a uma vivencia de 10 anos no SEBRAE, ajudando micro e pequenas empresas. Especialista em Gestão e Qualidade Total.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s