Discussões

CROWDSOURCING CONSOLIDA-SE COMO PRINCIPAL FERRAMENTA PARA INOVAÇÃO EMPRESARIAL

Captura de Tela 2015-08-31 às 13.38.18A partir da crise econômica de 2008, as empresas  descobriram no crowdsourcing* uma ferramenta para manter a competitividade e os investimentos em inovação a um custo acessível.

O maior exemplo de que o crowdsourcing consolida-se como principal ferramenta da inovação é o fato da NASA ter investido US$ 20.000.000,00 (vinte milhões de dólares) em contratos de crowdsourcing para os próximos cinco anos.

As maiores empresas do mundo estão adotando crowdsourcing quando o foco é inovação, entre as quais Apple, Google, Amazon, Zimbra ,Meebo , Skype , Salesforce.com, Eli illy , P&G (Procter & Gamble), BASF, DuPont, Dow Chemical, General Mills, Kimberly-Clark, GSK (Glaxo Smith Kline)

Captura de Tela 2015-08-31 às 13.37.10Nos últimos dois anos, a Inocrowd, www.inocrowd.com fechou contratos de crowdsourcing com diversas empresas relacionadas na Fortune 500, entre outras: Embraer; Volkswagen Auto Europa; Bosch; BBVA; Câmara Municipal de Lisboa; Câmara Municipal Cascais; Camargo Correa; EDP; Unicer; Caritas; Sonae Indústria; Sonae Corporate; Volkswagen; Amorim Cork; Uma das maiores distribuidoras de gás; Altri; Celtejo; Optimus; ANA; SPWS; Procter & Gamble; Siemens; Exxon Valdez; BP; Pfizer; Coca-Cola; Basf e outras.

Captura de Tela 2015-08-31 às 13.37.48Segundo Soraya Gadit, CEO & Founder da Inocrowd: “A oportunidade de usar a inovação aberta já está disponível no Brasil para pequenas, médias e grandes empresas aprenderem que muitas de suas boas ideias, abordagens e soluções podem vir do ambiente externo à sua organização aproveitando o que existe de melhor em termos de investigação científica produzida pelas mais bem conceituadas universidade do mundo.”

Captura de Tela 2015-08-31 às 13.38.43Arnaldo Feitosa, Business Manager da Inocrowd: Salienta que a plataforma InoCrowd: “Possui mais de 10.000 pesquisados registrados oriundos das melhores universidades do mundo sendo: As 5 melhores dos Estados Unidos, as 5 melhores Universidades Europeias, uma Universidade Chinesa, duas Indianas, duas Russas e duas Israelitas e todas Portuguesas e que é a única plataforma que tem o potencial de atingir mais de 450 milhões de potenciais solvers através de parceria com o LinkedIN.”.

A Inocrowd opera com um taxa de sucesso para encontrar soluções inovadoras de 95% (Noventa e cinco por cento) e tempo de resposta entre 3-4 semanas a encontrar uma solução inovadora.

Captura de Tela 2015-08-31 às 13.40.25Principais vantagens da inovação aberta:

  • Incrementar a velocidade de acesso a mercados
  • Redução do risco da inovação
  • Menor risco para estimar o que o mercado deseja
  • Inovação comunitária integrada: deixar o mercado/comunidade dizerem o que querem e que a inovação pode vir de qualquer lugar e de qualquer pessoa
  • Algumas das melhores ideias e soluções podem vir de fora de sua organização
  • Redução dos custos operacionais com sua P&D Pesquisa e desenvolvimento
  • Complementar a sua P&D – Pesquisa e desenvolvimento
  • Acessar a comunidade de P&D virtual
  • Criar defensores da sua marca fora de sua comunidade
  • Compartilhar sua PI – Propriedade Intelectual pode criar uma formidável barreira à entrada.

Conforme Kameran Ahari (2007) em Advantages of Open Innovation Technology: “75% a Captura de Tela 2015-08-31 às 13.39.2595% de tecnologias patenteadas ficam na prateleira ou vão para na lata do lixo. Sem mencionar o fato de que 90% dos produtos falham.” Além disso, se a política de gestão de Propriedade Intelectual proíbe transferência de tecnologia, então, patentes da empresa não podem ser consideradas ativos.

Com o incremento dos custos para o desenvolvimento de tecnologia e ciclos de vida dos produtos cada vez mais curtos, o risco do fator inovação é quase certo. Em uma década, o Ciclo de Vida da tecnologia passou de 4 a 5 anos para não mais que 6 a 9 meses. Em outras palavras, a janela de oportunidade para recuperar o investimento ficou ainda mais apertada. Desta forma, ter a sua inovação, seu modelo de negócio e comunidade alinhados é o mais importante.

Além disso, ao adotar o modelo de inovação aberta, as empresas podem reduzir dramaticamente as armadilhas, os custos e riscos associados com a inovação fechada.

Fonte: INOCROWD – O Portal da Inovação

*Crowdsourcing é o processo de obtenção de serviços, idéias ou conteúdo necessários solicitando contribuições de um grupo variado de pessoas e, especialmente, a partir de uma comunidade on-line, ao invés de usar fornecedores tradicionais como uma equipe de funcionários contratados. (Wikipedia)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s