N de M: O que é constelação familiar?
Dra. Irene: Bert Helinger, psicoterapeuta alemão, com diversos livros publicados, que desenvolveu a terapia das constelações, trabalha com a energia que permeia os sistemas familiares e organizacionais. Constelação Familiar é uma modalidade terapêutica que destina a pessoas que queiram trabalhar suas relações familiares e amorosas, traumas perdas e luto, problemas de saúde, dentre outros. No desenvolver do trabalho é possível reconhecer emaranhamentos entre gerações que mantêm as pessoas enredadas no sistema energético da família. Cada constelação lança luz sobre o espaço desconhecido onde se ocultam fatos e sentimentos adotados de outros menbros da família que, por vezes estão sendo atuados no presente, com reflexos negativos sobre as relações afetivas e a saúde.
N de M: Como é que essa terapia atua?
Dra. Irene: A revolucionária técnica da CONSTELAÇÃO SISTÊMICA (realizada numa consulta individual ou em grupo) revela em menos de 1 hora os registros inconscientes da pessoa que sabotam suas vontades conscientes na vida, tanto nos relacionamentos como na profissão também. A solução? A cura e transformação só podem ocorrer no momento em que os desejos e intenções ocultas são trazidos à consciência. A partir daí a pessoa pode tomar novos caminhos e/ou aprender assumir responsabilidade nos relacionamento e na vida ao invés de culpar o outro.
N de M: O que pode ser trabalhado durante a sessão?
Ponto 1: O amor nas Relações Familiares. Quando se fala de amor que cura, devemos pensar que há também um amor que adoece. Habitualmente , pensamos que amamos e não compreendemos por que, às vezes, nós mesmos ou as pessoas amadas adoecem, sentem-se infelizes, não têm sucesso e até podem chegar a suicidar-se, mesmo sendo queridas e protegidas. Buscamos as causas nas circunstâncias da vida e não conseguimos explicações.
Ponto 2: Álbuns de família. Como um retrato vivo, a constelação revela bloqueios e vínculos secretos. Utilizando a colocação de constelações familiares de maneira criativa, trabalham-se as emoções a fim de encontrar uma solução nova e librtadora.
Ponto 3: Constelação Empresarial – Conflitos nas relações de trabalho. O fluxo de energia também se faz presente na sua vida profissional. No dia-a-dia das empresas, e muitas vezes sem perceber, as pessoas podem bloquear o processo criativo, a capacidade produtiva e a harmonia entre os colegas com resultados traumáticos para seu desempenho. A Constelação Empresarial funciona para otimizar a dinâmica das relações profissionais. Seus colegas de trabalho são como uma segunda família. Existe uma energia sistêmica latente que pode e deve ser trazida à tona para melhorar sua performance no trabalho.
N de M: Como é o processo terapêutico?
Dra. Irene: Como “constelante”, você tem a oportunidade de colocar seu próprio sistema familiar e empresarial para descobrir onde se encontram os nós familiares ou nos negócios para, então, começar a desenreda-los. Também é possível fazer parte do trabalho como “apoiador”. O apoiador compõe o grupo de constelação sem ser, no entanto, o objeto da análise, com resultados terapêuticos igualmente positivos.
N de M: Como e quando devemos constelar?
Dra. Irene: Devemos constelar para resolver:
- Problemas de relacionamento entre os membros da família.
- Problemas de relacionamento entre casais, namorados e amantes (podem ser trabalhados problemas de relacionamento atual e também conflitos e traumas não resolvidos com os parceiros anteriores).
- Distúrbios de comportamentos tais como agressividade, culpa, medo, tristeza, ansiedade, depressão e etc…
- Apego e desavença com ente querido já falecido, como por exemplo, luto não vivido (dor não vivida), culpa reprimida e outros sentimentos que aprisionam, pessoas rejeitadas ou excluídas da família.
- Dinâmicas ocultas dos triângulos amorosos, homossexualidade e incesto.
- Dificuldades para engravidar, adoção e abortos.
- Questões de saúde
N de M: E na constelação empresarial, quais os temas que podem ser trabalhados?
Dra. Irene: Nas constelações empresariais trabalhamos
- Definição de estratégias.
- Testes de efetividade de novos projetos.
- Criação de cenários para lançamento de produtos, marcas e análise da reação do mercado (clientes) quanto a aprovação ou não desse novo produto.
- Testes e análise na constituição de empresa e abertura de filiais.
- Análise e desenho de cenários com a entrada de novos sócios. A relação dos sócios entre si. (Os sócios no lugar certo fortalecem a empresa).
- Gestão de conflitos na empresa.
- Auxílio no processo de seleção de funcionários.
- Processos de sucessão da diretoria.
- Sucessão de herdeiros nas empresas familiares.
N de M: Quais os ensinamentos da prática?
Dra. Irene: São três princípios:
Dar e receber
Pertencimento
A ordem do sistema.
N de M: Quem é Irene Cardotti Boccalandro
Psicoterapeuta Individual, de grupo, adolescente, adulto, casal e familiar. Terapia Familiar Sistêmica e consultora Organizacional. Psicoterapia Corporal em reabilitação ocular (Cinesioterapia Ocular). Graduação acadêmica concluída em Psicologia no ano de 1979. Psicoterapeuta Corporal formada pelo International Institute for Bioenergetic Analysis, New York – NY (CBT) e pelo International Institute for Byosynthesis, Zurich (CBI), especialista em Bioenergética. Formada na primeira turma de Bert Hellinger e sócia-fundadora da Associação Bert Hellinger de Constelação Familiar e Psicodramatista. Terapeuta do método Self-Healing Meir Schneider pelo School for Self-Healing, San Francisco – CA e pelo Instituto de Análise Bioenergética em São Paulo. Formação em Consultoria Sistêmica Empresarial, Coaching e Constelações Organizacionais. Self-Healing Teacher of Vision Improvement Training – School for Self-Healing. Para Contatos: Email: irenecardotti@uol.com.br Site: www.irenecardotti.com.br
Prezados,
Considero o tema relevante e importantíssimo para a compreensão das relações humanas!
Observei que o texto do ponto1 está simplesmente duplicado. Sugiro rever, pois a falta de revisão minoriza a qualidade da informação pautada e incita questionamentos sobre a publicação.
Cordialmente,
Obrigada, Edna, mas acho que seu computador está com algum problema, pois não detectamos essa duplicação quando abrimos o post nos nossos computadores. Vou verificar outras vezes para ter certeza. De qualquer maneira, seu aviso fez com que fizéssemos uma nova revisão de tudo e encontramos pequenos pontos que pediram melhorias, pelo quê somos muito gratas. Melhorar nosso trabalho é parte de nossa crença. Abraços
Muito bom!!! Assunto muito atual. Obrigada Silvia Date: Thu, 9 Apr 2015 16:50:29 +0000 To: silviahmoliveira@hotmail.com