Entrevistas

Dra. Irene Cardotti fala sobre Constelações Familiares

N de M: O que é constelação familiar?

!cid_9EF035A3570B4EF2B3FE139312FED017@IreneCardottiDra. Irene: Bert Helinger, psicoterapeuta alemão, com diversos livros publicados, que desenvolveu a terapia das constelações, trabalha com a energia que permeia os sistemas familiares e organizacionais. Constelação Familiar é uma modalidade terapêutica que destina a pessoas que queiram trabalhar suas relações familiares e amorosas, traumas perdas e luto, problemas de saúde, dentre outros. No desenvolver do trabalho é possível reconhecer emaranhamentos entre gerações que mantêm as pessoas enredadas no sistema energético da família. Cada constelação lança luz sobre o espaço desconhecido onde se ocultam fatos e sentimentos adotados de outros menbros da família que, por vezes estão sendo atuados no presente, com reflexos negativos sobre as relações afetivas e a saúde.

N de M: Como é que essa terapia atua? Captura de Tela 2015-04-09 às 13.22.26

Dra. Irene: A revolucionária técnica da CONSTELAÇÃO SISTÊMICA (realizada numa consulta individual ou em grupo) revela em menos de 1 hora os registros inconscientes da pessoa que sabotam suas vontades conscientes na vida, tanto nos relacionamentos como na profissão também. A solução? A cura e transformação só podem ocorrer no momento em que os desejos e intenções ocultas são trazidos à consciência. A partir daí a pessoa pode tomar novos caminhos e/ou aprender assumir responsabilidade nos relacionamento e na vida ao invés de culpar o outro.

N de M: O que pode ser trabalhado durante a sessão?

Dra Irene: Captura de Tela 2015-04-09 às 13.23.02

Ponto 1: O amor nas Relações Familiares. Quando se fala de amor que cura, devemos pensar que há também um amor que adoece. Habitualmente , pensamos que amamos e não compreendemos por que, às vezes, nós mesmos ou as pessoas amadas adoecem, sentem-se infelizes, não têm sucesso e até podem chegar a suicidar-se, mesmo sendo queridas e protegidas. Buscamos as causas nas circunstâncias da vida e não conseguimos explicações.

Ponto 2: Álbuns de família. Como um retrato vivo, a constelação revela bloqueios e vínculos secretos. Utilizando a colocação de constelações familiares de maneira criativa, trabalham-se as emoções a fim de encontrar uma solução nova e librtadora.

Captura de Tela 2015-04-09 às 13.24.34

Ponto 3: Constelação Empresarial – Conflitos nas relações de trabalho. O fluxo de energia também se faz presente na sua vida profissional. No dia-a-dia das empresas, e muitas vezes sem perceber, as pessoas podem bloquear o processo criativo, a capacidade produtiva e a harmonia entre os colegas com resultados traumáticos para seu desempenho. A Constelação Empresarial funciona para otimizar a dinâmica das relações profissionais. Seus colegas de trabalho são como uma segunda família. Existe uma energia sistêmica latente que pode e deve ser trazida à tona para melhorar sua performance no trabalho.

N de M: Como é o processo terapêutico?

Captura de Tela 2015-04-09 às 13.29.32Dra. Irene: Como “constelante”, você tem a oportunidade de colocar seu próprio sistema familiar e empresarial para descobrir onde se encontram os nós familiares ou nos negócios para, então, começar a desenreda-los. Também é possível fazer parte do trabalho como “apoiador”. O apoiador compõe o grupo de constelação sem ser, no entanto, o objeto da análise, com resultados terapêuticos igualmente positivos.

N de M: Como e quando devemos constelar?

Dra. Irene: Devemos constelar para resolver:

  • Problemas de relacionamento entre os membros da família.Captura de Tela 2015-04-09 às 13.37.55
  • Problemas de relacionamento entre casais, namorados e amantes (podem ser trabalhados problemas de relacionamento atual e também conflitos e traumas não resolvidos com os parceiros anteriores).
  • Distúrbios de comportamentos tais como agressividade, culpa, medo, tristeza, ansiedade, depressão e etc…
  • Apego e desavença com ente querido já falecido, como por exemplo, luto não vivido (dor não vivida), culpa reprimida e outros sentimentos que aprisionam, pessoas rejeitadas ou excluídas da família.
  • Dinâmicas ocultas dos triângulos amorosos, homossexualidade e incesto.
  • Dificuldades para engravidar, adoção e abortos.
  • Questões de saúde

N de M: E na constelação empresarial, quais os temas que podem ser trabalhados?Captura de Tela 2015-04-09 às 13.36.02

Dra. Irene: Nas constelações empresariais trabalhamos

  • Definição de estratégias.
  • Testes de efetividade de novos projetos.
  • Criação de cenários para lançamento de produtos, marcas e análise da reação do mercado (clientes) quanto a aprovação ou não desse novo produto.
  • Testes e análise na constituição de empresa e abertura de filiais.
  • Análise e desenho de cenários com a entrada de novos sócios. A relação dos sócios entre si. (Os sócios no lugar certo fortalecem a empresa).
  • Gestão de conflitos na empresa.
  • Auxílio no processo de seleção de funcionários.
  • Processos de sucessão da diretoria.
  • Sucessão de herdeiros nas empresas familiares.

Captura de Tela 2015-04-09 às 13.43.41N de M: Quais os ensinamentos da prática?

Dra. Irene: São três princípios:

Dar e receber

Pertencimento

A ordem do sistema.

N de M: Quem é Irene Cardotti Boccalandro

Psicoterapeuta Individual, de grupo, adolescente, adulto, casal e familiar. Terapia Familiar Sistêmica e consultora Organizacional. Psicoterapia Corporal em reabilitação ocular (Cinesioterapia Ocular). Graduação acadêmica concluída em Psicologia no ano de 1979. Psicoterapeuta Corporal formada pelo International Institute for Bioenergetic Analysis, New York – NY (CBT) e pelo International Institute for Byosynthesis, Zurich (CBI), especialista em Bioenergética. Formada na primeira turma de Bert Hellinger e sócia-fundadora da Associação Bert Hellinger de Constelação Familiar e Psicodramatista. Terapeuta do método Self-Healing Meir Schneider pelo School for Self-Healing, San Francisco – CA e pelo Instituto de Análise Bioenergética em São Paulo. Formação em Consultoria Sistêmica Empresarial, Coaching e Constelações Organizacionais. Self-Healing Teacher of Vision Improvement Training – School for Self-Healing. Para Contatos: Email: irenecardotti@uol.com.br Site: www.irenecardotti.com.br

Anúncios

3 comentários em “Dra. Irene Cardotti fala sobre Constelações Familiares”

  1. Prezados,
    Considero o tema relevante e importantíssimo para a compreensão das relações humanas!
    Observei que o texto do ponto1 está simplesmente duplicado. Sugiro rever, pois a falta de revisão minoriza a qualidade da informação pautada e incita questionamentos sobre a publicação.
    Cordialmente,

    1. Obrigada, Edna, mas acho que seu computador está com algum problema, pois não detectamos essa duplicação quando abrimos o post nos nossos computadores. Vou verificar outras vezes para ter certeza. De qualquer maneira, seu aviso fez com que fizéssemos uma nova revisão de tudo e encontramos pequenos pontos que pediram melhorias, pelo quê somos muito gratas. Melhorar nosso trabalho é parte de nossa crença. Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s