Empreendedorismo femininno

Criando e mantendo uma rede de Networking Sustentável.

Cassia - Palestra Networking

Se você passar mal durante a madrugada, para quantos amigos você poderá ligar pedindo ajuda? Caso necessite se recolocar no mercado, qual a consistência da sua rede de contatos profissionais? Ao conhecer uma nova pessoa você demonstra interesse por ela ou procura se mostrar uma pessoa interessante?

Não é só do meio ambiente que precisamos cuidar. Precisamos cuidar da nossa rede de relacionamentos também. Você consegue se imaginar vivendo em uma sociedade onde todos se enxergam como puro objetos de interesse? Assim como os recursos naturais do planeta precisam ser preservados, a nossa rede de contatos pessoais e profissionais também necessitam de cuidado.

Por acaso você tem ou já teve um amigo que só o procura quando precisa de um favor? Ou para chorar as mágoas, desabar e, só pergunta como você está, por pura educação? Pois é, depois de um tempo, você se sente cansado, usado e ao ver o nome da pessoa na bina do telefone, nem atende mais.

Sustentabilidade não se aplica apenas aos recursos naturais, mas também aos recursos humanos. A sua rede de relacionamento é um dos bens mais preciosos que você pode ter. Para ela ser valiosa, o que importa é a qualidade e não a quantidade! Estar conectado e praticar relacionamentos sustentáveis, são coisas distintas.

A aceleração da globalização força as organizações a tornarem-se mais enxutas e cada vez mais exigentes em relação ao desempenho de sua equipe de profissionais. Empregabilidade é a condição sine qua non nos dias de hoje. Não basta ser competente, é fundamental manter suas condições de empregabilidade. E um dos pilares da empregabilidade é o NETWORKING. Como praticar um NETWORKING sustentável? Aqui vão algumas 3 dicas:

  • Circule cada vez mais, leia livros, a cada mês compre uma revista diferente, assista filmes, visite museus, tenha um hobby, pratique esportes, navegue por sites diferentes, não saia de casa sem saber as manchetes do dia, enfim, mantenha-se atualizado. Quanto maior o seu repertório, mais facilmente criará links (pontos comuns) com as pessoas;
  • Na hora de dialogar, crie empatia, fale na medida e principalmente, escute genuinamente;
  • Organize um banco de dados com todas as informações do novo contato. E no dia do aniversário, ao invés de parabenizar pelo Linkedin ou Facebook, seja “original”, telefone.

Lembre-se, para estabelecer e criar laços sustentáveis, não basta curtir!

 Fonte: Cassia Verginia de Resende,  Coach e Diretora da Realize Desenvolvimento Humano e Organizacional.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s