CINCO PRIMEIROS PASSOS INICIAIS PARA GESTORES ENFRENTAREM A CRISE
- UM PASSO PARA TRÁS E A PAUSA PARA RESPIRAR
Todo gestor, principalmente sócios proprietários das empresas familiares, , acabam conhecendo o peso da solidão nas tomadas de decisões. Tomar uma decisão é algo arriscado e normalmente são eles que acabam por decidir .
Um passo para trás para entrar em equilíbrio e respirar, fotografar as conquistas passadas, as crises superadas e pensar um pouco com mais frieza (tentar tirar o emocional abalado com tantos impactos de “overdose” de notícias ). O exercício de olhar para as conquistas e respirar , implica colocar a cabeça no presente da forma mais equilibrada possível, focar em si mesmo e na empresa , evitar distrações múltiplas. Se centrar é importante para dar início ao segundo passo.
- ENTENDER A SITUAÇÃO DE DIVERSOS PONTOS DE VISTA
Hora de envolver as pessoas chaves e começar a trabalhar co-responsabilidades , provocando pontos de vista diferentes. Como líder, perguntar a todos nos âmbitos pessoal, empresarial, macroeconômico e talvez político o que deve ser priorizado; quais são as maiores perdas, quais variáveis serão trabalhadas e quais serão priorizadas. Desenvolver um plano de ação curto, médio e longo prazo. Discutir múltiplos cenários possíveis.
- PIVOTAR AGORA SERÁ PARTE DO DIA A DIA
Pivotar no universo de start-up é algo que remete a mudar a direção de forma a ajustar a idéia inicial, uma vez que se provou não estar dando resultados. Assim, não há regra rigorosa que deva perdurar e sim flexibilização e pivotagens.
- O CENTRO NERVOSO, UM APOIA O OUTRO
Não é fácil tomar decisão, temos o direito de termos medo. Temos que baixar a guarda , compartilhando nossas emoções com abertura para empatias mútuas, o apoio mútuo faz muita diferença.
Uma maneira de garantir que as pessoas certas sejam as que tomarão decisões táticas, é estabelecer um centro nervoso. Dêem um nome ao centro nervoso.
Esse centro nervoso é a rede de pessoas que tomarão as melhores decisões e soluções, dados os cenários múltiplos e mutantes e que estarão sendo postos todo dia no tabuleiro.
- O CARÁTER E A ÉTICA SERÃO VARIÁVEIS DE ABSOLUTA RELEVÂNCIA NESSES MOMENTOS DIFÍCEIS
Líderes com o temperamento e o caráter certos são mandatários em tempos de incerteza. Eles permanecem curiosos e flexíveis, podem tomar decisões difíceis, mesmo que isso os torne impopulares , pois terão em mente os melhores interesses da organização (não suas carreiras),
CLAUDIA HAUSNER –
Atua em consultoria de construção de valor, valuation, plano de negócios principalmente para start-ups, transformação digital e gestão de alto impacto para empresas com desejo de reposicionamento.