Estamos em época de impactos em todas as nossas instituições: família, trabalho e consumo.

CRISE 1

CINCO PRIMEIROS PASSOS INICIAIS PARA GESTORES   ENFRENTAREM  A CRISE

  1. UM PASSO PARA TRÁS E A PAUSA PARA RESPIRAR

Todo gestor, principalmente sócios proprietários das empresas familiares, , acabam conhecendo o  peso da solidão nas  tomadas  de decisões. Tomar uma decisão é algo arriscado e normalmente são eles que acabam por decidir .

Um passo para trás  para entrar em equilíbrio e  respirar, fotografar as conquistas passadas, as crises superadas e pensar um pouco com mais frieza (tentar tirar o emocional  abalado com tantos impactos de “overdose” de notícias ). O exercício de olhar para as conquistas e respirar , implica colocar a cabeça no presente da forma mais equilibrada possível, focar em si mesmo e na empresa , evitar distrações múltiplas. Se centrar é importante para dar início ao segundo passo.

  1. ENTENDER A SITUAÇÃO DE DIVERSOS PONTOS DE VISTA

Hora de envolver as pessoas chaves e  começar a trabalhar co-responsabilidades , provocando pontos de vista diferentes. Como líder, perguntar a todos nos âmbitos pessoal, empresarial, macroeconômico e talvez político o que deve ser priorizado; quais são as maiores perdas, quais  variáveis serão  trabalhadas e quais serão priorizadas. Desenvolver um plano de ação curto, médio e longo prazo. Discutir múltiplos cenários possíveis.

  1. PIVOTAR AGORA SERÁ PARTE DO DIA A DIA

Pivotar no universo de start-up é algo que remete a mudar a direção de forma a ajustar a idéia inicial, uma vez que se provou não estar dando resultados. Assim, não há regra rigorosa que deva perdurar e sim flexibilização e pivotagens.

  1. O CENTRO NERVOSO, UM APOIA O OUTRO

Não é fácil tomar decisão, temos o direito de termos medo.  Temos que  baixar a guarda , compartilhando nossas emoções com abertura para empatias mútuas, o apoio mútuo faz muita diferença.

Uma maneira de garantir que as pessoas certas sejam as que tomarão decisões táticas, é estabelecer um centro nervoso. Dêem um nome ao centro nervoso.

Esse centro nervoso é  a rede de pessoas que  tomarão as melhores  decisões e soluções, dados os cenários múltiplos e mutantes e que estarão sendo postos todo dia no tabuleiro.

  1. O CARÁTER E A ÉTICA SERÃO VARIÁVEIS DE ABSOLUTA RELEVÂNCIA NESSES MOMENTOS DIFÍCEISCRISE 2

Líderes com o temperamento e o caráter certos são mandatários em tempos de incerteza. Eles permanecem curiosos e flexíveis, podem tomar decisões difíceis, mesmo que isso os torne impopulares , pois terão em mente os melhores interesses da organização (não suas carreiras),

CLAUDIA HAUSNER –  CLAUDIA HAUSNER
Atua em consultoria de construção de valor, valuation, plano de negócios principalmente para start-ups, transformação digital e gestão de alto impacto para empresas com desejo de reposicionamento.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s