O que é o estado de atenção plena?

em

 

download (1)

Por Vinicius Lopes, Treinador Comportamental e Master Coach

 

É uma questão bem simples e prática. O estado de atenção plena, mindfulness ou até estado de FLOW como é descrito por muitos, tem um processo muito simples para ser alcançado, vou explicar esse processo em 3 passos para você alcançar outros níveis de desempenho a partir de hoje:

1º passo – Ter clareza total das suas habilidades

Você entende verdadeiramente quais são as suas verdadeiras fortalezas? Entende de maneira honesta quais são os seus maiores pontos de melhoria ou acredita que é capaz de fazer sempre tudo que seu chefe solicita?

Para atingirmos o estado de atenção plena e então alcançar a tão desejada alta performance devemos saber de maneira consciente quais são as nossas maiores habilidades e trabalhar de maneira consistente para que elas possam ser o nosso maior diferencial frente outras pessoas da equipe.

Se eu pudesse te dar uma dica seria, foque no que é bom e trabalhe suas habilidades como nunca, pegue o seus pontos de melhoria e trabalhe de maneira constante, mas nunca se esqueça, foque no positivo, potencialize o que você já tem certa facilidade.

2º passo – Ter clareza do desafio e entender o propósito de realizá-lodownload

Você entende porque faz o que faz?

Entende qual o propósito que existe por trás de realizar o que realiza?

Quando temos o entendimento completo do desafio que devemos cumprir tudo fica mais fácil e prazeroso de ser feito. O ponto principal é entender se o tamanho do desafio está congruente com a nossa capacidade de realização.

3º passo – Alinhar de maneira consistente o seu nível de habilidade com o nível do desafio.

Aqui está o ponto chave para conseguirmos alcançar o estado de atenção plena. Entender de maneira clara e objetiva se as nossas habilidades estão alinhadas com o tamanho do desafio que devemos cumprir.

Quando temos muita habilidade para realizar um desafio muito pequeno, tenho certeza que teremos sentimentos como apatia, irritação e desanimo.

Quando temos habilidade insuficiente para realizar o desafio da maneira desejada temos crises de ansiedade e estresse, o que nos abala de maneira profunda.

Quando estamos alinhados com o nível das nossas habilidades em relação ao tamanho do nosso desafio, só ai então estará em um estado de atenção plena e alcançando a alta performance.

Alinhe habilidades/capacidade de execução com a dificuldade do desafio. Esteja sempre em um linha tênue que exija esforço para que continue evoluindo mas que não gere desgaste desnecessário, nem por desperdício de potencial e nem por falta dele.

 

abd641fb70744f8648b9e93b33aa63b3_small

 

 

Vinicius Lopes, Treinador Comportamental e formado em comunicação social com ênfase em Relações Públicas pela faculdade Cásper Líbero, é pós-graduado em Psicologia Positiva e Master Coach certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching. Conta com diiversas formações na área comercial, técnicas de negociação avançada e PNL.

Site: http://viniciuslopestreinamentos.com/

E-mail: contato@viniciuslopestreinamentos.com

Telefone: (11) 94746 -7789

Instagram: vinicius.lopesr

Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCsZuSZ4aV190vzzI07mAiSw

Divulgação

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s