Momento Empreendedora com Helena Rodrigues, Diretora de Relacionamento do Femitaxi

WhatsApp Image 2017-06-23 at 16.53.21 (1)

A Helena trabalha como taxista há mais de 20 anos. Na adolescência, o sonho dela era prestar biologia e seguir na carreira de patologia clínica. A tia de Helena, que já atuava como taxista, sempre a inspirou pela garra e esforço diário de seguir na profissão e, percebendo um interesse da Helena pelo trabalho, a instruiu a tirar os documentos necessários para entrar no time, assim, caso algum dia ela decidisse ter o próprio carro, já teria todos os documentos necessários.

Pouco menos de duas semanas após estar com os documentos em mãos, Helena ganhou um táxi de presente da tia. A partir daquele momento, ela passou a se dedicar à profissão nas horas vagas, e percebeu que esse sempre foi seu sonho. Encantada com tanta flexibilidade e liberdade, os dias nunca mais foram iguais. Após dois meses, ela largou o laboratório o qual trabalhava e passou a se dedicar exclusivamente ao táxi.

De acordo com Helena, a demanda por motoristas mulheres sempre existiram, desde a época das rádio táxis. “Muitas pediam meu telefone pessoal pra me chamar e, quando eu não podia, elas imploravam pelo contato de alguma amiga taxista”, explica. Quando Helena soube do FemiTaxi pela primeira vez, ficou animada com a ideia de um app que unisse motoristas e passageiras mulheres e foi a primeira taxista a se cadastrar no app.

Com a ajuda da Helena, o FemiTaxi foi trazendo cada vez mais taxistas e usuárias para o app. De acordo com ela, o trabalho de taxista significou não só uma liberdade para ela dirigir e fazer seus próprios horários, como também uma liberdade para as passageiras, que se sentem muito mais seguras com uma motorista mulher, e vice-versa. Helena relata como foi sua primeira experiência com o app:

“Minha primeira passageira pelo aplicativo foi muito marcante. Ela precisava ir a um evento importantíssimo que começava às 23h… Mas não queria sair sozinha aquela hora caso a motorista não fosse mulher, por pura precaução. Fui até sua casa e a levei para o destino solicitado. Às 3h30 da manhã lá fui eu levá-la de volta. Ela contou como tinha sido incrível rever os amigos e me agradeceu muito pelo serviço, disse que se não fosse pelo aplicativo, ela não teria ido e um dos momentos mais gostosos do ano não teria acontecido”, conta.

Sobre o FemiTaxi

O FemiTaxi – app de transporte para motoristas e passageiras mulheres – foi criado em dezembro de 2016. Há cerca de três anos, o CEO do app passou a ouvir diversas reclamações de amigas que haviam passado por alguma situação de assédio dentro do transporte individual, desde olhares invasivos pelo retrovisor, pedir o número do celular, perguntar se tem namorado, entre outras atitudes. Foi então que surgiu a ideia de criar um app que pudesse unir as motoristas mulheres com passageiras mulheres, com o objetivo de trazer mais segurança, conforto e tranquilidade para elas, uma vez que o assédio ainda é constante e, às vezes, apenas um olhar pelo retrovisor ou o desviar da rota prevista já desperta o medo e insegurança por parte das passageiras.
Atualmente, o FemiTaxi conta 20 mil usuárias e cerca 1.130 profissionais (entre motoristas e taxistas) nas seis cidades onde está presente. São 400 motoristas em SP, 400 em Goiânia, 150 em Campinas, 100 em BH, 50 no RJ e 30 em Santos.

Em todo o Brasil, são quase 30 mil corridas mensais. A adesão tem sido bem forte, principalmente nos últimos meses quando, devido aos casos de assédio – tanto nas passageiras quanto nas motoristas, tivemos um aumento de 200% no número de corridas e de 150% no cadastro de motoristas – taxistas e motoristas particulares.
O FemiTaxi também oferece o serviço de Crianças Desacompanhadas, que já é responsável por 40% das corridas do app. A funcionalidade foi criada em fevereiro deste ano e permite aos responsáveis acompanhar o trajeto ao vivo, via Youtube, por meio de câmera instalada no veículo da taxista, além de fornecer em tempo real a posição exata do táxi no mapa do app. Motoristas particulares

Em julho, lançamos a função express, que permite a participação de motoristas particulares no app. Assim que a usuária selecionar esta opção, tanto taxistas como motoristas particulares serão acionadas, e quem estiver mais próxima do local de partida aceitará a corrida. Esta nova funcionalidade do app, que já está presente em Campinas e SP, oferece desconto de 20% para as passageiras e trabalha com uma mesma tarifa de preço, tanto para táxi como para transporte individual, o que permite que ambas as categorias de transporte atuem juntas. Em breve, a funcionalidade deve se expandir para as demais capitais em que o FemiTaxi atua. Pesquisa assédio Recentemente, fizemos uma pesquisa com mais de 200 motoristas do app que revela que 47,9% destas profissionais já passaram por alguma situação de assédio. A pesquisa revela ainda que 75,1% das motoristas se sentem inseguras ao transportar um passageiro do sexo masculino durante a noite e 68,6% já recusaram corridas de homens por medo ou desconfiança.

Infelizmente, as motoristas também estão expostas ao assédio dos homens, assim como as passageiras. Desta forma, 93,5% das profissionais avaliam o FemiTaxi como uma forma mais segura de trabalhar, visto que apps com atendimento exclusivo para mulheres visam trazer conforto e segurança, tanto para as usuárias como para as taxistas. “O ideal seria que os apps exclusivos para mulheres não precisassem existir, que as mulheres pudessem solicitar um carro de madrugada sem medo, mas a realidade é outra e as usuárias buscam, cada vez mais, serem conduzidas por outra mulher. Tanto as passageiras como as motoristas sentem mais segurança”, explica Helena Rodrigues, diretora de relacionamento do FemiTaxi.

Fonte Divulgação

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s