Empreendedorismo femininno

As vantagens dos empreendedores seniores

eisele

A americana Elizabeth Isele, 73 anos, fundadora e diretora-executiva do The Global Institute for Experienced Entrepreneurship, organização dos Estados Unidos, focada em promover o empreendedorismo para pessoas “experientes”, como ela gosta de descrever quem tem mais de 50 anos. Uma das maiores especialistas do mundo em empreendedorismo sênior, cita recomendações para você perder o medo do desconhecido e possa empreender.

Reconhecida internacionalmente – dos salões do Congresso Americano, as cúpulas de Istambul, aos pináculos de ouro da Universidade de Oxford, e a cabine de um biplano do Vintage.  Como especialista e pioneira em empreendedorismo para terceira idade, Elizabeth está liderando a transformação da cultura do envelhecimento e da aposentadoria. Sua paixão para acender uma economia experiente, desencadeando o potencial de experiências entre gerações para dirigir impacto social e económico se baseia em dados e métricas. Vocês já conseguiram medir o impacto dessa “economia experiente”?

Desde janeiro de 2012, tornou-se referência mundial para todas as coisas relativas ao empreendedorismo sénior no que diz respeito à investigação, programas, políticas e capitalização. Percebe-se que essa senhora de sorriso simpático é uma das maiores vozes incentivadoras dos seniores, dando-lhes motivos e razões para empreender após os 50, para que criem seus próprios negócios, sendo ainda requisitada para dar conselhos sobre o tema na Casa Branca, no Congresso dos Estados Unidos, na ONU e até a políticos europeus. Além disso, com frequência ela é convidada a dar entrevistas e a escrever artigos para publicações como Forbes, The New York Times, Wall Street Journal, NPR e Bloomberg Newsweek. Para acrescentar, é pesquisadora independente de inovação social na Babson College – considerada a melhor instituição de ensino de empreendedorismo do mundo.

Professora, editora e escritora por 25 anos, sua vida deu uma guinada quando fez 56 anos e estava quase aposentada. Tudo começou com a ideia de ensinar idosos a usar a internet, em 1998, em um pequeno centro comunitário na cidade de Portland – Maine.

download (1)Estímulo para cinquentões

Essa é uma história real de descoberta, de dedicação de perseverança e pro-atividade à causa do empreendedorismo para pessoas com mais de 50 anos. Com certeza absoluta poderá servir de estímulo e de modelo para muitos brasileiros, principalmente nesse momento conturbado em que vivemos e de possíveis mudanças na Previdência Social.

As vantagens dos empreendedores seniores são maiores do que os riscos, porque eles sabem o que funciona e o que não funciona, têm mais resiliência do que os jovens na hora de aceitar os riscos. São criativos por causa de suas experiências previas e têm como recurso uma rede de contatos sólida. Mediante isso, há sim razões para empreender após os 50 anos.

Sem medo de errar

Quais os maiores erros que esses empreendedores cometem quando começam um negócio?

Os 50+ devem avaliar se tem tempo, o que precisa e se têm o que é necessário para empreender. Não importa o quanto você foi bem-sucedido em sua profissão, é diferente quando começar um negócio. Por isso, precisam se perguntar se realmente desejam empregar o tempo e a energia necessários para empreender. Outro fator importante a avaliar é quanto de dinheiro você dispõem para colocar em risco sem prejudicar seu futuro financeiro.

Existe algum mercado em particular no qual pessoas acima de 50 anos preferem começar seus negócios?

Acredito que não. Elas começam todo o tipo de negócio que você possa imaginar companhias de tecnologia, decoração, reciclagem, restaurantes, empreendedorismo digital, entre outros.

3º idade não é sinônimo de aposentadoria e muito menos precisa ser o fim da sua carreira, poderá sim, ser o recomeço como empreendedor sênior e de uma nova vida como cinquentão. Infelizmente, no Brasil, dados sobre empreendedorismo de pessoas experientes, apontados pela pesquisa do GEM, mostram que o grupo com mais de 55 anos é o de menor atividade dentre todas as idades.

Mesmo com esses dados desfavoráveis apontados acima, vejo que há razões para empreender após os 50.  Acredito sim, que com seriedade, com planejamento adequado, com dedicação, com persistência e com tanta experiência de vida, que poderá sim, se dar muito bem e ser um empreendedor de sucesso.

Lembre-se: “Se você só estiver disposto a realizar o que é fácil, a vida será difícil. Mas, se concordar em fazer o que é difícil, a vida será fácil”.

Fonte- Arvore da Fortuna

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s