Carreira, Empreendedorismo femininno, Entrevistas

Márcia Mocelin Manfrin e o nascimento e desenvolvimento da Apetit Serviços de Alimentação

 

marcia 2.jpg

No início de 1989, Márcia Mocelin Manfrin abriu em Londrina um pequeno restaurante que servia prato feito. Dois meses depois, uma indústria da cidade solicitou o fornecimento de 13 marmitas, pois a cozinha do restaurante interno estava em reforma. Márcia logo se prontificou em atendê-la, e teve a ideia de montar uma empresa de prestação de serviços de alimentação. O objetivo era atender as pequenas empresas de Londrina e seus funcionários. Na época, um mercado carente desse tipo de serviço. Foi assim que surgiu a Apetit Serviços de Alimentação, em julho de 1989.

Márcia não tinha muita expertise no segmento, teve de aprender sobre o segmento de alimentação com o próprio negócio já em operação. No início, desempenhava várias funções ao mesmo tempo: comprava os alimentos, negociava com os clientes e fornecedores, coordenava e entregava as refeições na Kombi que comprou para esta finalidade. Havia uma colaboradora somente, a Dona Tereza, que trabalhou na Apetit desde 1989 até se aposentar, em 2010.  Enquanto trabalhava, os dois filhos pequenos de Márcia a acompanhavam na cozinha, mesmo assim, ela nunca deixou de se capacitar: estudou, correu atrás das exigências próprias do ramo e consegui montar a primeira cozinha industrial, que contava com um fogão, poucas panelas e muita vontade. Hoje, seus dois filhos também trabalham na Apetit, por amor ao negócio da famí ;lia.

Em 1996, a Apetit se tornou líder do segmento de refeições transportadas em Londrina e o negócio foi mudando: ao invés de entregar as marmitas nas empresas, passaram a oferecer o serviço de administração de restaurantes corporativos, primeiro no estado do Paraná e, posteriormente, em outros estados. Hoje atuam em 11 estados, atendendo 180 restaurantes, servindo mais de 100 mil refeições por dia e com um quadro de aproximadamente 2000 mil colaboradores, entre cozinheiros, nutricionistas e gerentes nos setores de marketing, operações, comercial, planejamento e recursos humanos. A Apetit faturou, no último ano, R$ 120 milhões e estima crescer 30% em regiões estratégicas.

O diferencial da Apetit é oferecer serviços com um padrão superior, diferente do tradicional “bandejão” dos refeitórios industriais. A empresa une alimentação de alta qualidade e ambientes sofisticados e acolhedores, oferecendo uma experiência diferenciada aos clientes consumidores, ao montar restaurantes com opções diversificadas de cardápios e qualidade de vida. No começo atendiam empresas menores, com menos colaboradores e sem estrutura de restaurante. Hoje, as empresas que atendem são, em sua maioria, indústrias que possuem cozinha industrial, restaurante e uma grande quantidade de colaboradores.

Márcia, mulher de sucesso que incentiva o empoderamento das mulheres no mercado de trabalho

A Apetit possui um quadro de colaboradores 90% composto por mulheres, sendo 93% dos cargos de liderança ocupados por mulheres. Por isso, incorporam e desenvolvem diversas práticas que têm como objetivo atender às necessidades das nossas colaboradoras, estimulando o crescimento pessoal e profissional.

Apetit recebeu o Prêmio WEPs Brasil, o prêmio é uma inciativa que visa promover a cultura da igualdade de gêneros entre as empresas brasileiras, com base nos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, do inglês Women’s Empowerment Principles). A premiação se deu por conta das boas práticas de gestão, que visam a promoção da autonomia do ser humano como um pré-requisito para se alcançar o desenvolvimento sustentável da empresa. No mesmo ano, também se tornaram signatários do WEPs mundial, promovido pela ONU. Esta distinção foi dada a somente 58 empresas brasileiras e a Apetit é a única do setor de refeições coletivas.

 

Apetit – Uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil

A cultura organizacional, os valores éticos, a transparência, o cuidado e respeito pelas pessoas são os princípios que norteiam todas as ações da Apetit. O investimento nas práticas e benefícios foi reconhecido pela pesquisa conduzida pelo Instituto Great Place to Work, feita com os próprios colaboradores da empresa. A pesquisa premia as melhores empresas para trabalhar no Brasil e reconheceu a Apetit pelo 4º ano consecutivo. A empresa é a única do setor de administração de restaurantes corporativos a receber o prêmio, ocupando a 28ª colocação no ranking geral.

 

Universidade Apetit

Em 2013, com investimento de R$ 1.300.000,00, foi criada a Universidade Corporativa Apetit, a UNIAP. A ideia é que todos os colaboradores (sejam administrativos, operacionais ou lideranças) participem de algum programa de desenvolvimento. Por ter colaboradores espalhados por 12 estados, foram pensadas em aulas presenciais e à distância. Dessa forma, toda a equipe é envolvida. O objetivo da UNIAP é capacitar e desenvolver os colaboradores da Apetit para que alcancem o crescimento que a empresa projeta e com a excelência de seus serviços. Há cursos voltados para o desenvolvimento profissional e comportamental da equipe.

Apetit e seus programas de responsabilidade social

O Instituto Apetit de Educação conta com diversos programas sociais que proporcionam o desenvolvimento profissional e comportamental dos colaboradores, visando a qualidade de vida no ambiente de trabalho. Os programas foram idealizados para atender os colaboradores da Apetit e a comunidade onde a empresa está inserida. São eles:

Mamãe Apetit

O Programa Mamãe Apetit visa orientar e acompanhar as futuras mamães colaboradoras da empresa para uma gestação saudável e responsável. Cartilhas e folhetos levam às gestantes informações, orientação nutricional e dicas que vão do pré-natal ao aleitamento, além dos cuidados com o bebê. Assim, através de monitoramento de assistentes sociais e de material informativo, o Instituto está presente durante toda a gravidez. Desde o início do projeto em 2006, o Instituto Apetit já beneficiou 230 mulheres, garantindo a saúde da mãe e do bebê.

Integrar

Este programa tem como objetivo oferecer oportunidades de emprego às pessoas portadoras de necessidades especiais que estejam interessadas em integrar-se ao mercado de trabalho.

 

Divulgação

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s