NM-O que faz um Personal Stylist?
Antes de tudo acho importante contar a diferença entre Personal Stylist e Consultor de Imagem e Estilo.
Um personal stylist está muito mais ligado ao agora, aos looks atuais, moda e o que mais valorizará o cliente de acordo com seu estilo e preferências.
Já o consultor de imagem e estilo vai mais a fundo. Tem um trabalho mais abrangente cuidando da imagem completa do cliente e o que ele vai projetar para o mundo.
Um consultor de imagem normalmente é também personal stylist, mas um personal stylist nem sempre será um consultor de imagem.
NM-Como começou a se interessar por moda e qual sua relação com ela?
Na minha família todo mundo mexe com alguma coisa relacionada a moda/imagem/arte. Minhas duas avós costuram, uma delas já teve uma oficina que atendia marcas de médio porte. Meu avô fazia tricô, minha mãe também faz e uma das minhas tias é decoradora. Acho que essa coisa de observar, me ligar em tendências vem de sempre. Há 4 anos comecei a bordar camisetas e vender na faculdade. Disso veio meu primeiro trabalho com moda e minha primeira filha, uma marca de camisetas e acessórios femininos (Lafynna). Nesse caminho sempre fui bem palpiteira,ajudava a comprar roupas pra ocasiões especiais, festas, viagens e me intrometia no que achava bom ou não!rs Quando decidi deixar meu emprego anterior (Sou formada em Secretariado Executivo Trilingue e Marketing) tive uma “luz” e resolvi me jogar de vez nesse universo da consultoria de imagem e estilo. Sempre tive muito comigo essa coisa de ajudar ao próximo, ajudar o outro com seus problemas e nesta profissão vi uma luz: ajudar mulheres com sua autoestima, seus problemas . A consultoria é quase uma terapia! Amo! Minha relação com a moda hoje é bem tranquila. Já fui a louca das compras. De doar peças e peças com etiqueta. Depois de ter que segurar o cartão um tempo e de entender o reflexo que essas escolhas tem na nossa vida e a longo prazo, melhorei bastante. Consigo enxergar melhor o que cabe no meu armário, do que preciso e não comprar mais por impulso! (as vezes sapatos e acessórios escapam! Não sou de ferro hahaah)
NM-Na hora de fazer uma consultoria de imagem pessoal, quais sãos os pontos fundamentais a se levar em consideração?
Antes de contratar o serviço tem que existir a identificação com o profissional e o método de trabalho dele. Hoje com as redes sociais fica tudo mais fácil. Tenho clientes que me escolheram depois de me acompanhar um tempão no instagram, por exemplo. Acharam bacana a forma que trabalho e resolveram fechar. Depois disso, temos o processo de mudança e como todo processo deve ser tratado com muito carinho, cuidado e estudo. Nada acontece do dia pra noite, não é mágica!rs È um trabalho que acontece em conjunto. Cliente e consultora devem estar MUITO alinhadas para que as coisas funcionem e não saiam dos eixos. Confiança é um dos pontos principais. Nós (profissionais) entramos literalmente de cabeça na vida/universo da cliente. Entramos na casa dela, no armário dela e se ela não estiver preparada de antemão para isso, pode criar algum tipo de resistência que em algum momento trará desconforto durante o processo. E, por fim, considerar que sairá deste trabalho uma nova pessoa, entendendo exatamente quem ela é, o que quer transmitir e o que realmente transmite! Éste é um trabalho lindo e sou apaixonada por ele e todos os resultados que vejo florescer.
NM-O QUE É “ESTAR NA MODA”?
Estar na moda, pra mim, ao contrário do que muitos pensam não é SEMPRE torrar horrores no shopping a cada troca de estação. É saber se adequar da melhor maneira possível, antes de qualquer coisa com o que tem. Éstar ligada no que é tendência mas sem se deixar ser engolido por ela. Entender sobre todos os processos e impacto de cada escolha.Pra mim quem vive escravo desta indústria é exatamente o contrário: total “fora de moda”.
NM-TENDENCIAS PARA O VERÃO 2017.
Pra próxima estação temos muitas peças desestruturas e looks mais descontruídos. Peças mais largas, tecidos fluidos, sapatos masculinos nas produções femininas, coletes em tecidos mais leves e mais compridos e muitas bombers em diversos tecidos e tipos. Os patches continuam também super fortes e as aplicações com bordados nas peças também.
NM- FALE UM POUCO DO SEU TRABALHO.
Falar do que faço é muito amor, pois realmente me encontrei em uma profissão. É um trabalho sem rotina. Entro sempre em um universo totalmente diferente e falo pras minhas clientes que, pra mim, é como brincar de boneca. Vestir, tirar, escolher peças, desvendar coisas que nem elas imaginavam sobre elas mesmas e chegar no fim e ver aquela pessoa confiante e feliz com ela mesma, com seu corpo, roupas e estilo é muito compensador.
SITE – http://www.laisurizi.com.br/