Empreendedorismo femininno

Bate Papo sobre Inclusão

Bate papo com Açucena Calixto, Diretora da SUPORTE Assessoria e Consultoria Empresarial e Presidente do Instituto Pró-Cidadania de Desenvolvimento e Capacitação para Pessoas Especiais.

CROPPED-DSC08320

NM- O que significa inclusão?

É a garantia do direito de pertencer de qualquer indivíduo. É o resgate à cidadania através do trabalho e  participação na sociedade.NM

NM-  Com está a inclusão no Brasil?

Já esteve melhor. Com a crise econômica no país, a primeira atividade que as empresas deixam de fazer é o treinamento e a segunda é a contratação. Portanto, este foi um ano péssimo para a inclusão no país. Alguns dados:

População com deficiência no Brasil – Censo 2010 (IBGE)

45,6 milhões de brasileiros (23,9% do total da população) com algum tipo de deficiência – visual, auditiva, motora, mental ou intelectual

25,8 milhões são mulheres

19,8 milhões são homens

38,5 milhões de pessoas vivem em áreas urbanas

7,1 milhões em áreas rurais

Estado de São Paulo: 9,3 milhões

Dados do Ministério do Trabalho (2014)

381,3 mil pessoas com deficiência estão formalmente empregadas no Brasil, correspondendo a apenas 0,77% do total de postos no País X 49,2 milhões de cidadãos brasileiros sem deficiência que possuem vínculo empregatício.

De acordo com o levantamento da RAIS – Relação Anual de Informações Sociais de 2014, de um total de 381,3 mil pessoas com deficiência com carteira assinada:

 deficientes físicos representam mais de 50,4%, somando 192,4 mil trabalhadores empregados

 pessoas com deficiência auditiva são 78,4 mil ou 20,6% do total

 pessoas com deficiência visual somam 39,6 mil, o equivalente a 10,4%

 pessoas com deficiência intelectual representam 29,1 mil, o que corresponde a 7,6% do total

 pessoas com deficiência múltipla são 6,7 mil, o mesmo que 1,7%

 reabilitados são 35,1 mil, somando 9,3% do total

Ainda segundo a RAIS, os rendimentos médios das pessoas com deficiência, em 2014, foram de R$ 2.304,26, valor menor que a média dos rendimentos do total de vínculos formais. Quando a questão é o gênero, os dados apontam que 245,7 mil postos de trabalho eram do sexo masculino e 135,6 mil postos do feminino.

NM-   Quais são os tipos de de Inclusão que vocês trabalham?

Trabalhamos com todos os tipos e graus de deficiência para  a inclusão no mercado de trabalho e na sociedade. Também realizamos atividades de inclusão para excluídos em geral, 4º. Setor, ou seja, diabéticos insulino- dependentes, cardíacos, obesos, safenados, marcapasso, vitiligo, negros, queimados e outros.

Instituto Pró-Cidadania de Desenvolvimento e Capacitação para Pessoas Especiais

Sediado em São Paulo (SP) e com 26 anos de atuação, o Instituto Pró-Cidadania é uma organização sem fins lucrativos e sem auxílio do Estado, que promove gratuitamente a qualificação e o desenvolvimento profissional das pessoas com deficiência, proporcionando a sua integração e inclusão no mercado de trabalho e, consequentemente, o desenvolvimento econômico e social dessa população. Desenvolve projetos de inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência para empresas, escolas e associações, além de realizar treinamentos específicos para profissionais de RH, recrutadores e gestores em geral. Mantém ativo um banco de dados para recrutamento e seleção de profissionais com deficiência.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s