Há cerca de 10 anos, os spas ganharam um impulso no Brasil. Atualmente, o país está entre os dez maiores mercados de bem-estar do mundo. Seja em espaços próprios ou dentro de hotéis, os estabelecimentos movimentam mais de R$ 250 milhões ao ano, segundo dados da Associação Brasileira de Clínicas e Spas (ABCSpas). Negócios de Mulheres entrevistou Sueli Szterling, do Espaço Kurma. Sueli deixou a vida corporativa para investir nesse espaço e em qualidade de vida.
N de M: Como foi que você trocou a vida corporativa e resolveu empreender? Por que um spa?
Sueli: Este tipo de atitude não é de uma hora para outra, foi uma decisão pensada e programada. A vida corporativa traz muito prazer, pois o tempo todo tem desafios, novidades. Mas é uma vida muito intensa, de muita dedicação, de muitas horas de trabalho. Eu estava com os filhos ficando adolescentes e senti necessidade de estar mais próxima deles. A vontade de mudar de vida foi surgindo lenta e eu sabia que teria que abrir mão do prazer das realizações do dia a dia corporativo. Gosto de trabalhar em equipe, de produzir, então gostava do que eu fazia. Mas tomei a decisão de sair e cuidei dos passo a passo para concretizá-la, preparando outra pessoa para meu cargo, pesquisando o que eu queria fazer que fosse possível conciliar com mais tempo para a vida pessoal. Pensando nos skills necessários para o novo desafio. Este foi um processo de saída que levou 2 anos.
Sueli: Mesmo estando no mercado corporativo eu já havia aberto um spa em outro estado –Minas – e comecei a ver que este mercado é uma tendência interessante e crescente, as pessoas estão cada vez mais precisando achar formas de estar com elas, se cuidar, cuidar do corpo, da mente. Fui observando a forma como este negócio foi se desenvolvendo em Minas e aprendendo com ele, decidi que esta seria uma ótima opção para São Paulo. Comecei então a estudar este mercado, o melhor bairro para instalar, o que eu precisava estudar e entender, quanto precisava investir, tempo de retorno e tudo que envolve um negócio novo. E há 5 anos nasceu oficialmente o Espaço Kurma, mas desde a gestação ele tem 8 anos. Confesso que os desafios pessoais de tocar um negócio sozinha, sem a estrutura que o mundo corporativo oferece, também são intensos e requer muita dedicação, estudo paciência e muito trabalho. Mas a compensação é que toda sua energia é para fazer o seu negócio prosperar, portanto a recompensa pessoal também é grande.
N de M: Como você vê o futuro desse segmento aqui no Brasil?
Sueli: No curto prazo acredito que todos os segmentos no Brasil sofrerão as consequências do cenário econômico atual, portanto para o empresário que não tem uma sobra de caixa, que depende de recursos – e este está escasso e caro -, será um desafio grande, o foco tem que ser cortar custos e ser muito criativo, mas o brasileiro tem uma capacidade incrível de luta, de recuperação, acredito que será passageiro. Para o spa, o que conseguir aliar bem estar e relaxamento, feitos de uma forma séria, tem maiores chances de passar por este momento, pois este cenário traz muito stress e necessidade das pessoas cuidarem disto. Então, com a estrutura preparada para este ambiente, terá mais oportunidade de aumentar a base de clientes.
N de M: Um pouco da história do Espaço Kurma.
Sueli: O Kurma nasceu de muita pesquisa, minha e de minha sócia, desde o lugar adequado, até o tipo de serviços que gostaríamos de oferecer, ambas fomos do mercado financeiro e sabíamos que o mais importante para as pessoas era ter serviço de qualidade, de preferência reunidos em um só lugar. Por esta razão idealizamos um espaço que tem aulas de yoga, pilates, massagens, salão de beleza, tratamentos corporais e faciais. O nosso desafio era manter a qualidade em todos os serviços e que o cliente entendesse que aqui ele pode tanto fazer uma aula, assim como se depilar ou fazer uma massagem, tratar uma mancha e ter resultados e acompanhamento e ganhar tempo.
N de M: Quais os serviços oferecidos no spa? Diferenciais.
Sueli: Oferecemos, como eu disse, serviços na área de saúde – acupuntura, aulas de yoga, pilates, massagens, mais de 25 tipos, tratamentos corporais – gordura localizada, flacidez, celulite, com aparelhos modernos, combinados da melhor forma para obter resultados. Mas o cliente tem que entender a parte dele no processo, sem a ilusão de milagres, nosso corpo leva tempo para desenvolver certas anormalidades e também tempo para corrigi-las.
Tratamentos faciais – manuais, com produtos, aparelhos, tratamos de amenizar rugas, manchas, flacidez, Hair Studio – para o dia a dia de cabelo, assim como tratamentos adequados. Nosso diferencial fica na abrangência dos serviços aliados a qualidade e bons profissionais
N de M: Qual é o perfil do seu cliente?
Sueli: Nosso público é composto de 40% homens e 60% mulheres. Todos buscam qualidade de serviços, discrição, eficiência na execução, ganhar tempo. São em geral entre 35 e 65 anos
N de M: Dicas para um dia a dia com mais saúde e disposição.
Sueli: O velho conhecido que todos já sabem: conciliar vida pessoal, carreira, cuidar da alimentação (alimentos orgânicos de preferência), dormir bem, tudo que a gente já sabe, mas que é um desafio constante. Temos que pensar que tudo é mudança de hábito, quando a gente começa a fazer trocas que nos trazem benefícios fica mais fácil entender o porque de mudar. Com cuidados o nosso corpo agradece e responde rápido. A gente tem que no mínimo ouvir o corpo e responder ao que ele pede.
N de M: Agenda para 2015
Sueli: Ser muito atenta ao desperdícios, cortar custos, focar muito no negócio para atravessar um ano que certamente será desafiador para qualquer empresário, mas se você construiu um negócio sólido, sério, ele passará por este momentos. Pensamos que temos que aumentar a carteira de clientes, pequenos e médias empresas têm que fazer parcerias com outras, promover associações que tragam benefícios para ambos os lados. Enfim, trabalhar muito e plantar para cenários mais favoráveis, que certamente virão.